Todos os anos, empresas de todo o mundo têm prejuízos de milhares de euros por causa de ataques de ransomware e outros malwares, mesmo utilizando soluções de segurança eficientes.
Nos últimos meses temos recebido diariamente chamadas de clientes que foram alvo de ataques por ransomware ou simplesmente porque o disco do seu computador avariou e perderam toda a informação vital da sua organização.
A perda de dados resulta em prejuízos muito avultados para uma empresa, podendo por vezes ser uma causa direta do seu encerramento ou do pagamento de multas por incumprimento de prazos fiscais para o envio da informação de faturação, na comunicação de documentos de transporte, etc. Torna-se por isso muito importante a segurança dos seus dados que aconselhamos a serem feitas diariamente e em duplicado e guardadas fora da sua organização por questões de segurança.

Mas afinal o que é um ransomware?
Ransomware é um software malicioso que infecta o seu computador e exibe mensagens exigindo o pagamento de uma resgate de alguns milhares de euros para fazer o sistema voltar a funcionar. Essa classe de malware é um esquema de lucro criminoso, que pode ser instalado por meio de links enganosos numa mensagem de e-mail, mensagens instantâneas ou sites. Ele consegue bloquear o ecrã do computador ou encriptar toda a informação do seu disco tornando impossível a sua recuperação.

O que devo fazer caso seja vítima de ransomware?
Caso note algum comportamento estranho no seu computador, deve imediatamente desliga-lo e desligar todos os equipamentos da rede, incluindo discos externos e outros dispositivos que possam conter informação importante.
Não volte a ligar os equipamentos e contate-nos de imediato.
NUNCA pague qualquer valor que lhe seja exigido por criminosos para recuperação da sua informação.
Denuncie ao Gabinete Cibercrime do Ministério Público através do email: cibercrime@pgr.pt

O que devo fazer então para proteger o meu computador?
Todos os utilizadores devem ativar o firewall, evitar sites suspeitos e ter muito cuidado ao abrir mensagens de e-mail duvidosas que na maioria das vezes nos parece fidedigna, de empresas transportadoras para o seguimento de encomendas ou até de instituições bancárias. Para proteger seu computador das ameaças de ransomware mais recentes, escolha sempre um software antivírus com boa reputação e acima de tudo tenha SEMPRE CÓPIAS DE SEGURANÇA da sua informação atualizadas.

Mas eu tenho cópias de segurança! O meu software de faturação diz-me sempre que tenho que fazer cópias e eu faço!
Todos os programas de gestão comercial certificados obrigam os seus utilizadores a fazerem uma cópia de segurança a cada 30 dias no máximo.
E se perder todos os seus dados e a última cópia que dispõe tiver 30 dias? Como é que recupera toda a faturação dos últimos 30 dias? E se essa cópia deu algum erro ao ser feita e os ficheiros estiverem corrompidos?
Como é que cumpre a obrigatoriedade de comunicação do SAF-T até ao dia 12 do mês seguinte?
Onde é que essas cópias de segurança estão a ser guardadas?
99% dos utilizadores fazem cópias de segurança para o próprio computador. E se o disco avariar? E se for vítima de ransomware?
A resposta é: PERDEU TODA A SUA INFORMAÇÃO sem qualquer garantia de recuperação.

Não queremos que isso seja um problema para os nossos clientes e como seu parceiro tecnológico há mais de 20 anos estamos aqui para o ajudar a garantir uma proteção eficaz e uma garantia de proteção dos seus dados em caso de acidente.
Temos todas as soluções para estes problemas que constituem uma ameaça real permanente aos nossos sistemas informáticos.
Temos soluções que garantem cópias de segurança totalmente automáticas e sem qualquer intervenção do utilizador com uma frequência ajustada de acordo com as necessidades do cliente, de forma completamente autónoma, diárias, podendo até, no limite serem feitas a cada hora ou a cada minuto.
Uma solução que garante a integridade dos dados e mesmo que por engano, ou por infeção de vírus os mesmos sejam apagados, possam ser repostos a qualquer momento sem qualquer perda de informação.
Todos os backups são monitorizados diariamente e são gerados e enviados relatórios para o cliente por forma a o manter informado do estado global do serviço.

Para mais informações agradecemos que nos contacte.

Subscreva-se a nossa Newsletter hoje!!

Receba periódicamente no seu email conteúdos exclusivos e personalizados.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter

 

Subscreva a nossa newsletter e mantenha-se atualizado em termos de segurança e protecção dos seus equipamentos.

Consentimento RGPD

Obrigado pela subscrição!