Via: Quarz. Read more from our interview with Gates here: https://qz.com/911968/.
Numa recente entrevista para a Quarz, Bill Gates afirmou que quando finalmente os robôs substituam os humanos na maior parte dos trabalhos e profissões, terão que pagar impostos e gerar riqueza para o país no qual realizem o trabalho. Se o robô substitui um trabalhador humano que por exemplo ganhava 50.000 dólares anuais, deve tributar ao estado a mesma quantidade de impostos que pagava o trabalhador substituido.
Gates afirmou que é preciso focar os progressos em robótica não só nos negócios e na produção como até agora, mas também na educação e no cuidado dos idosos.
O magnata acredita que não somos conscientes da quantidade de postos de trabalho que estão em perigo de extinção por causa da automatização. A título de exemplo, citou em especial os postos de trabalho do setor de serviços: condutores, empregados do setor hoteleiro, etc.
As mudanças provocadas pela automatização e os robôs são iminentes, e será preciso tomar as decisões e medidas certas desde já se queremos seguir mantendo o controlo da situação.