O ataque massivo de Ransomware de ontem continua a ser uma das notícias em destaque no mundo. Muitas têm sido as reações por parte de empresas, dos utilizadores finais e até a Europol já veio dizer que este foi um ciberataque de “um nível sem precedentes”.

Se o ataque está “aparentemente” controlado (por agora) é fundamental que os sistema continuem protegidos. Mas como é com o Windows XP e outros que já perderam o suporte? A Microsoft dá uma ajuda!

Windows XP ainda é um dos mais utilizados

O dia 8 de abril de 2014 assinalou o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa. No entanto, três anos depois, este sistema continua a ser amplamente usado o que quer dizer que atualmente todas as máquinas com este sistema estão vulneráveis.

Consciente de tal “problema gravíssimo”, a Microsoft reforçou hoje a segurança ao nível do Windows Defender mas lançou também uma “atualização especial” para Windows XP e outros sistemas que atualmente já não têm suporte oficial. O download pode ser feito aqui. Há informação mais detalhada sobre o problema no próprio blog da Microsoft.

Para outros sistemas a atualização de segurança pode ser obtida aqui.

Veja aqui uma demonstração da ação deste Ransomware

Num comunicado, a Microsoft relembra ainda que alertou para tal vulnerabilidade em Março deste ano.

Fonte: pplware

Subscreva-se a nossa Newsletter hoje!!

Receba periódicamente no seu email conteúdos exclusivos e personalizados.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter

 

Subscreva a nossa newsletter e mantenha-se atualizado em termos de segurança e protecção dos seus equipamentos.

Consentimento RGPD

Obrigado pela subscrição!